Exposição sobre Zeppelin estreia neste domingo (21) no Museu da Cidade do Recife
20/05/2017 - 18h30 em Museu

 

Para os apreciadores da história que a humanidade escreveu nas nuvens, este fim de semana oferece uma programação imperdível. A exposição Zeppelin: Recife-Rio entra em cartaz no Museu da Cidade do Recife/Forte neste domingo, às 16h, precisamente a um dia da chegada do primeiro dirigível ao Brasil completar 87 anos.

 

Foi no Recife que, na noite do dia 22 de maio de 1930, o Graf Zeppelin fez a aterrissagem daquele que entraria para a história como o primeiro voo comercial entre a Europa e a América do Sul. Para recordar o feito, a exposição reunirá imagens daquele dirigível histórico, além de objetos relacionados àquelas aeronaves. Haverá painéis do Zeppelin no Recife e no Rio de Janeiro, medalhas, fotografias estereoscópicas, livros, selos, postais  e objetos originais. Grande parte do acervo é do produtor cultural e colecionador Jobson Figueiredo.

 

Na ocasião, será lançado o histórico diário de Carl Bruer, que faz sua estreia em língua portuguesa, 86 anos após ser publicado na Alemanha. Em Com o “Graf Zepellin” para Pernambuco, o autor narra aquela viagem entre a Alemanha e o Brasil, com riqueza de detalhes, muitos registros fotográficos e ilustrações.

 

Também será lançado na abertura da exposição o livro No céu do Rio: registro histórico do Zeppelin no Rio de Janeiro. Publicada em três línguas e assinada por Jobson Figueiredo, Igor Colares e Helton Cezário, a obra repercute a passagem dos dirigíveis pela Cidade Maravilhosa em fotografias, análises e curiosidades.

 

ERA DE OURO – Retratada na exposição, a década de 1930, foi a era de ouro dos dirigíveis. Só no Recife, eles foram presença constante no céu azul da capital pernambucana por sete anos. Os voos dos dirigíveis foram encerrados quando o modelo Hindenburg explodiu em pleno ar, em maio de 1937, quando se preparava para atracar em Nova Jersey, nos Estados Unidos, matando 36 pessoas.

 

 

Serviço

Exposição Zeppelin: Recife-Rio

Abertura: Domingo (21), às 16h

Visitação: 21 de maio a 21 de junho, de terça a domingo, das 9h às 17h

Local: Museu da Cidade do Recife, Forte das Cinco Pontas, Bairro de São José

Entrada Gratuita

Informações: 3355-9558

Os livros serão vendidos por R$ 30 (Com o “Graf Zeppelin” para Pernambuco) e R$ 40 (No Céu do Rio: registro histórico do Zeppelin no Rio de Janeiro)

 

 

Fonte: PCR

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!