Sexta-feira, 16 de junho de 2017 às 22:40 em São João 2017
Forró e animação marcam o primeiro dia de apresentação da Sala de Reboco

 

O forró já começou no Sítio Trindade. Para celebrar a festa mais aguardada do ano pelos nordestinos, centenas de pessoas compareceram, ontem, ao Sítio Trindade, para conferir o quinto dia de eliminatórias do 33º Concurso de Quadrilhas Juninas do Recife e o início da programação de shows na Sala de Reboco.

 

Nem a chuva que caiu ontem afastou o público. Em família, a dois ou entre amigos, vizinhos ou não do equipamento, os matutos da capital foram chegando aos poucos para aproveitar a festa gratuita preparada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura.

 

Os festejos juninos do Sítio Trindade acontecem até o dia 25 de junho com atrações para todos os gostos, concurso de quadrilhas juninas, mostra de quadrilhas juninas infantis, exposição culinária Afro-brasileira e mais de cinquenta artistas nos palcos montados no equipamento.

 

A primeira atração da noite na Sala de Reboco foi Seu Rogério Trio. Os presentes não arredaram o pé da Sala de Reboco e se encantaram com o show da banda Afarinhada, que surgiu de uma brincadeira entre seis amigos que queriam fazer um forró diferente. A banda tocou grandes sucessos, como canções de Luiz Gonzaga.

 

A vendedora Carliana Silva, 32 anos, veio conferir pela primeira vez o ciclo junino do Sítio Trindade ao lado do marido e da filhinha de apenas um ano e dois meses. "Desde cedo precisamos mostrar nossa cultura para ela. Já cresce sabendo que o forró é muito bom. Nosso São João será todo no Sítio". 

 

Com o pequeno Pedro Henrique no comando da programação, o casal de empresários Elisabeth de Abreu e Williams Alves também fez sua estreia na programação do Sítio ontem. E demorou para conseguir ir embora. “Ele gostou demais! Está todo animado, querendo ver tudo”, disse Elisabeth, tentando levar o incansável forrozeirinho pra casa.

 

“Não tem idade nem dia para curtir a melhor época do ano”, garante a professora Cristina Barradas, 42 anos. Ela sempre participa das festas no Sitio Trindade e ontem levou filhas, vizinhas e sobrinha. “Quando a festa é boa, a gente volta. E traz mais gente.”

 

Cristiane de Oliveira, 33 anos, foi conferir as quadrilhas, as bandas e as barraquinhas típicas pela primeira vez ao lado do marido e filha. "Adorei! Uma festa para todas as idades. Na noite do São João estaremos aqui para dançar muito".

 

Devota dos festejos juninos, Márcia Lima, moradora de Vitória de Santo Antão, encontrou no Sítio um arraial para matar as saudades de casa. “Adoro essa festa. É a melhor época do ano pra mim”, disse, entre uma dança e outra, ao lado do marido e dos três filhos adolescentes, que estão morando no Recife. “Carreguei todo mundo para o forró.”

 

Concurso - No palhoção, as eliminatórias do 33º Concurso de Quadrilhas Juninas do Recife chegaram ao quinto dia, com a apresentação de cinco quadrilhas. Foram elas: Explosão Sertaneja, Chiclete com Banana, Origem Nordestina, Rapos´ Art e Arrocha o Nó.

 

A Explosão Sertaneja, fundada em 2001 no bairro de Nova Descoberta, foi a primeira quadrilha da noite, trazendo para o palhoção o tema: O Berrante da Mata Assombrada. 

 

A segunda apresentação ficou por conta da Quadrilha Junina Chiclete com Banana, fundada há 30 anos no bairro Vila Rica/Cohab, em Jaboatão dos Guararapes. O tema escolhido foi: No meu Tempo...

 

A Quadrilha Origem Nordestina era pura animação. Fundada em 1994 no Morro da Conceição já conquistou alguns títulos de campeã em diferentes concursos. O tema deste ano foi: Nordestinos - Reisfugiados no Eldorado. 

 

A quarta apresentação da noite foi a Quadrilha Junina Rapo's Art, fundada em maio de 2013, que desfilou o tema Acorde On no palhoção. A Quadrilha Junina Arrocha o Nó foi a última a se apresentar, com o tema São João Xangô Menino. 

 

Gisele oliveira, 26 anos, auxiliar de expedição, assistiu às apresentações das quadrilhas pela primeira vez. "Não vejo a hora de assistir às finalistas". Já a técnica de enfermagem, Elian Oliveira, 38 anos, tem cadeira cativa naquela plateia. "Venho sempre. Dessa vez, trouxe minha filha, mãe e marido para conferir esse belíssimo espetáculo. É uma quadrilha mais bonita que a outra."

 

 

Fonte: PCR

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!