Quarta-feira, 12 de julho de 2017 às 23:38 em Lazer
Domingo dedicado às crianças na programação da Semana Hermilo

 

O domingo foi dedicado à criançada na programação da semana de atividades preparada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, em homenagem ao autor, encenador, professor, crítico e ensaísta Hermilo Borba Filho. A partir das 16h, foi encenado o espetáculo infantil Luzia no Caminho das Águas, texto de Alexsandro Souto Maior, com direção de Eron Vilar e Lane Cardoso, Vanessa Lins, Edjalma Freitas, Kamila Souza e Tatto Medinni no elenco.

 

Celebrando os 15 anos do grupo Engenho de Teatro, a obra tem como cenário o mesmo imaginário nordestino que abriga a produção hermiliana. E conta as aventuras de uma garota em busca de água, tendo que escapar de urubus e da mentira, para manter viva sua rosa.

 

“A peça é excelente. É muito importante a cidade dispor de boas opções culturais gratuitas. Ainda mais para crianças. Trouxe minha filha, de oito anos, e ela adorou”, disse Raquel Góes.

 

A estudante de jornalismo Ítala Maciel também foi ao Teatro Hermilo Borba Filho aquecer o coração, dela e do pequeno Joaquim, de três anos, no domingo chuvoso.  “Achei massa a peça. Muito bem cuidada, tudo belo”, disse.

 

Até a pequena Valentina, de um ano e nove meses, aprovou o espetáculo. “Ela ficou quietinha, atenta durante toda a peça. Foi a primeira vez que isso aconteceu”, disse a mãe, Cinthia Matins, 34 anos. Segundo ela, o primogênito, Vinícius, também gostou da peça. Mas se encantou de verdade com a máquina de escrever que pertenceu a Hermilo e está exposta no Teatro. “Ele nunca tinha visto uma máquina antes. Ficou maravilhado.”

 

PROGRAMAÇÃO - Montada em parceria com a Secretaria de Cultura de Pernambuco e a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), a celebração a um dos maiores romancistas e homens de teatro que o Nordeste já produziu segue até o próximo dia 15 e contará com exposição de fotos, espetáculos teatrais e exibição de filmes.

  

Hoje, a programação continua com a exposição Hermilo 100 anos, no em cartaz no Teatro Hermilo. Amanhã (11), além da exposição, haverá exibição do documentário Hermilo Borba Filho, de Carla Denise, da Fundação Joaquim Nabuco, também no Teatro Hermilo, a partir das 19h. Na quarta (12), outro filme será exibido, desta vez no Teatro Apolo: O Canto do Mar, de Alberto Cavalcanti.

 

A partir das 19h da quinta (13), será encenado o espetáculo A Gloriosa Vida e o Triste Fim de Zumba sem Dente, adaptação de Carlos Carvalho do conto hermiliano O Traidor. No elenco: Mario Miranda, Flávio Renovatto, Daniel Barros e Andrezza Alves.

 

Na sexta (14), Mucurana, o Peixe será novamente encenado, a partir das 19h. E no sábado (15), encerrando a programação, mais um conto de Hermilo ganha os palcos, a partir das 19h. O espetáculo A Rã, adaptado e dirigido por Luiz Manuel, a partir do conto de mesmo nome escrito por Hermilo, será encenado pelo Coletivo Caverna, com os atores Claudio Lira e Raimundo Branco.

 

Sobre Hermilo – Um dos autores e homens de teatro mais atuantes e inventivos do Nordeste, Hermilo Borba Filho, nascido no Engenho Verde, da cidade de Palmares, em 1917, tinha enorme e declarado apreço pela cultura e pelas tradições nordestinas. Escritor, encenador, professor, crítico e ensaísta, foi diretor artístico do Teatro do Estudante de Pernambuco e fundador do Teatro Popular do Nordeste, além de ter deixado uma profícua produção literária, de Palmares para sempre.

 

 

Programação da Semana Hermilo

 

 

Dia 10 (Segunda-feira)

A partir das 10h – Exposição Hermilo 100 anos

 

Dia 11 (Terça-feira)

A partir das 10h – Exposição Hermilo 100 anos

19h – Exibição do documentário Hermilo Borba Filho, de Carla Denise, no Teatro Hermilo Borba Filho

 

Dia 12 (Quarta-feira)

A partir das 10h – Exposição Hermilo 100 anos

19h – Exibição do filme O Canto do Mar, de Alberto Cavalcanti, no Teatro Apolo

 

Dia 13 (Quinta-feira)

A partir das 10h – Exposição Hermilo 100 anos

19h – Espetáculo A Gloriosa Vida e o Triste Fim de Zumba sem Dente, no Teatro Hermilo Borba Filho

 

Dia 14 (Sexta-feira)

A partir das 10h – Exposição Hermilo 100 anos

19h – Espetáculo Mucurana, o Peixe, no Teatro Hermilo Borba Filho

 

Dia 15 (Sábado)

A partir das 10h – Exposição Hermilo 100 anos

19h – Espetáculo A Rã, no Teatro Hermilo Borba Filho

 

 

Fonte: PCR

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!