Exposição gratuita no Bairro do Recife reúne obras do artista Athos Bulcão
27/12/2017 - 20h56 em Exposição

 

Para formar um resumo artístico de um dos representantes da arte moderna brasileira, a exposição "Athos Bulcão – Tradição e Modernidade" reúne 40 obras em azulejaria, gravuras, serigrafias, vídeos, projetos, plantas arquitetônicas, estudos, textos e material iconográfico. Além de revelar o caminho que o artista percorreu, a mostra em cartaz na Caixa Cultural, no Bairro do Recife, na área central da capital, faz uma ligação da vida dele com a arte e a arquitetura. A entrada é gratuita.

Com curadoria de Marcus de Lontra Costa junto com a Fundação Athos Bulcão de Brasília, a exposição pode ser conferida até o dia 28 de janeiro de 2018. A mostra fica aberta ao público de terça-feira a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 10h às 17h.

Na exposição, os visitantes encontram uma produção arquitetônica de azulejaria e murais geométricos e monumentais do artista. Entre eles, painéis do Sambódromo, no Rio de Janeiro; do Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitscheck, da Rodoferroviária e da Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, todos em Brasília; e da Embaixada do Brasil em Buenos Aires, na Argentina.

A mostra é dividida em seis núcleos artísticos. Cada grande mural de azulejos é acompanhado do seu projeto/planta e de uma foto da sua aplicação na construção. Uma das seções é dedicada à produção de gravuras e serigrafias, além da exibição de um vídeo-entrevista com Bulcão.

Nos azulejos criados pelo artista, sobressaem-se a modulação e o grafismo, tendo como base as formas geométricas. A produção dele tem por característica a harmonia entre a arte e a arquitetura. Há obras de Bulcão, ainda, nos edifícios do Congresso Nacional e da Câmara dos Deputados, em Brasília. Ao todo, são mais de 200 produções do artista no Distrito Federal.

 

Serviço

Exposição "Athos Bulcão – Tradição e Modernidade"

Até o dia 28 de janeiro de 2018: de terça a sábado, das 10h às 20h, e domingos, das 10h às 17h

Caixa Cultural Recife - Avenida Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife

Entrada gratuita

 

Fonte: g1.globo.com/pe

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!