Janeiro de Grandes Espetáculos anuncia mais de 60 montagens de teatro, dança e música em PE
27/12/2017 - 22h35 em Teatro

 

A 24ª edição do Festival Janeiro de Grandes Espetáculos contará, em 2018, com 64 atrações de teatro, dança e música. O evento ocorrerá na Região Metropolitana do Recife, no Sertão e no Agreste de Pernambuco, entre os dias 10 e 28 de janeiro. A programação foi anunciada nesta sexta-feira (15), na capital pernambucana.

Estão previstos também cursos, oficinas e atividades formativas, em espaços alternativos no Grande Recife. Em 2018, o evento vai homenagear Renato e Vanda Phaelante, artistas com mais de 40 anos de carreira.

A partir desta edição, o festival troca de nome e passa se chamar Festival Internacional de Artes Cênicas e Música de Pernambuco. O ojetivo, segundo os organizadores, é consolidar a música como parte do evento.

Este ano, serão apresentados 19 shows musicais. Os músicos Egberto Gismonti e João do Pife vão estrear nacionalmente um espetáculo durante o festival. A apresentação contará, ainda, com a participação da Banda de Pífano Dois Irmãos.

Teatro

Na abertura oficial do festival, o Teatro de Santa Isabel, no Centro do Recife, receberá o espetáculo “Dorinha, Meu Amor”, dirigido por João Falcão e interpretado pela atriz e cantora pernambucana Isadora Melo. Essa apresentação contará com recursos de acessibilidade, com audiodescrição e libras. Ao longo do festival, os espetáculos “Machuca”, “Carol Levy” e “Ritmo Kente! Um Brega de Musical” também disponibilizarão esses recursos.

Mais de 90% da programação é composta por grupos pernambucanos. As apresentações contemplam os municípios do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Arcoverde, Petrolina e Vitória de Santo Antão.

Algumas das produções pernambucanas vão estrar nacionalmente no evento. Entre eles estão os espetáculos “O Diário das Frutas”, da Cais Cia; “Pro(Fé)Ta”, do Coletivo Grão Comum/Gota Serena, “Espera o Outono, Alice”, do Amaré Grupo de Teatro e “Meia-Noite”, de Orun Santana.

Além das montagens locais, o festival contará com 15 espetáculos nacionais e três internacionais. Entre as peças brasileiras, destacam-se “Ícaro”, da LM Produções (Porto Alegre); “Espelunca”, da Cia. Teatral Milongas (Rio de Janeiro) e “Alegria de Náufragos”, do Coletivo Ser Tão Teatro (Paraíba).

Direto da Europa para os palcos pernambucanos, virão os espetáculos “Kalashnikova – AK 47”, número de dança da Companhia El Contrabando, da Suíça e “(...) E a Vida Afinal é como as Orquídeas”, da Gambuzinos com 1 Pé de Fora, de Portugal.

Também integra a programação a peça “D Dialogus Ibéricos”, produção Portugal/Espanha da Favelacult Gestión Cultural. O elenco abrirá diálogo para troca de experiências com os artistas pernambucanos sobre música, dança, canto e teatro, em ação paralela à apresentação.

Mostra paralela

O Janeiro de Grandes Espetáculos 2018 conta também com uma programação paralela. Cursos, oficinas para adultos e crianças, seminários, lançamento de livros, leituras dramatizadas, sarau e debates vão integrar as atividades formativas da mostra e acontecerão em espaços alternativos do Grande Recife. No Teatro Paulo Freire, em Paulista, vão ser apresentados 12 espetáculos com ingressos a R$ 2 (inteira) e R$ 1 (meia).

Em homenagem ao centenário do dramaturgo Hermilo Borba Filho, foi criada a janela "Cenas Hermilianas", com adaptação para os palcos de dois de seus contos: "O Peixe" e "O Traidor". Ao todo, a Mostra Paralela terá 29 atividades comandadas pelas companhias Cênicas Cia. de Teatro, Cia. Fiandeiros de Teatro e O Poste Soluções Luminosas.

 

Serviço

24º Janeiro de Grandes Espetáculos | Festival Internacional de Artes Cênicas e Música de Pernambuco

De 10 a 28 de janeiro

Atividades principais nos Teatros de Santa Isabel, Apolo, Hermilo Borba Filho, Marco Camarotti, Luiz Mendonça, Arraial Ariano Suassuna, Barreto Júnior e Sesc Caruaru.

Mostra paralela e atividades formativas nos espaços Cênicas, Fiandeiros, O Poste e Mamulengo, nos teatros Boa Vista e Paulo Freire (Paulista), no Centro Cultural Correios, Torre Malakoff, Fundação Joaquim Nabuco e no Recife Praia Hotel.

Ingressos à venda a partir de segunda-feira (18), no site Compre Ingressos. A partir de 3 de janeiro, a central de ingressos funciona no Teatro de Santa Isabel, de terça a domingo, das 9h às 16h, para os espetáculos em cartaz nos teatros de Santa Isabel, Apolo, Hermilo Borba Filho, Marco Camarotti, Luiz Mendonça, Arraial Ariano Suassuna e Barreto Júnior. Nos outros espaços, a bilheteria abre uma hora antes de cada sessão.

Mais informações e a programação completa podem ser conferidas no site do festival

 

 

Fonte: g1.globo.com/pe

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!