Festival do Livro do Litoral Sul tem programação gratuita de shows e palestras no Grande Recife
13/10/2018 21:52 em Literatura

 

A 2ª edição do Festival do Livro do Litoral Sul reúne mais de 100 editoras e distribuidoras em cerca de 50 estandes, além de lançamentos de livros, shows e palestras em Ipojuca, no Grande Recife. Com entrada gratuita, o evento segue até segunda (15), no Clube Municipal do Ipojuca, das 9h às 21h.

A programação do festival teve início às 19h, com show da Banda Santa Cecília. Às 19h30, aconteceu a solenidade de abertura, selada com show do poeta Jessier Quirino, que apresentou o espetáculo “Juntando os cacarecos”. O roteiro contou, por meio de poemas, a história de um casal de sertanejos que decide se casar.

A professora Fátima Oliveira foi uma das homenageadas do evento, onde lançou seu livro “Comendo poesias”, na quarta (10), no palco principal. Às 19h, na Sala João Cabral de Melo Neto, o professor Allisson Santos, também homenageado do festival, ministrou palestra sobre metodologias ativas e ambientes de aprendizagem e divulgou o seu primeiro livro, “O noitário de Robinho”. No mesmo dia, às 20h, o Padre João Carlos ambém apresentou seu novo álbum, “Amor imenso”.

Na quinta (11), o escritor Raimundo Carreiro ofereceu uma oficina literária sobre o processo de construção e desenvolvimento de suas personagens. Às 14h30, a professora Maria Marly ministrou um minicurso sobre a sequência didática iniciativa (SDI). O cantor Petrúcio Amorim fez show no local às 20h, além de participar de uma sessão de autógrafos da sua biografia, intitulada “Petrúcio Amorim – O poeta do forró”, assinada pela escritora Graça Raquel.

O show da noite da sexta (12) ficou por conta de Maciel Melo, que também é escritor e autografou seus dois livros no evento. No sábado (13), aconteceu um bate-papo com o professor de biologia Fernando Beltrão, às 11h. Na ocasião, ele falou sobre o livro “Eu, um vencedor”, que contém 99 textos sobre estratégias, atitudes, obstáculos, motivação e ética.

Na segunda (15), às 10h, o professor Celso Antunes fala sobre questões comportamentais das crianças em sala de aula e dos desafios encontrados pelos professores. Ele tem mais de 200 livros pedagógicos e cerca de 100 obras sobre educação.

Em seguida, às 11h, a programação educativa acontece na Sala Gilberto Freyre e fica por conta das escritoras Luzilá Gonçalves e Nelly Carvalho, da Academia Pernambucana de Letras. A dupla fala sobre a importância da literatura na sala de aula e como ela ajuda no desenvolvimento de crianças e jovens.

No mesmo dia, é realizada a palestra “Como ensinar bem e aprender melhor”, ministrada pelo pedagogo Hamilton Werneck, autor de 26 livros e com nove DVDs educativos. A última atividade do festival é uma feira com sarau, que acontece às 19h30 e inclui show de Santanna.

Programação infantil

Para as crianças, teve oficinas, rodas de leitura e brincadeiras no Espaço Criança, na quarta (10) e quinta (11). Na sexta (12), das 10h30 às 16h, quando foi celebrado o Dia das Crianças, Susana Morais e o Tio Diego apresentaram o espetáculo “Contos e cantos”, no Palco Carreta. A apresentação mesclou contação de histórias, literatura de cordel e música. Às 15h, a dupla Mateus e Katilinda fizeram show inspirado no bumba-meu-boi, com improvisação, teatro de rua, canto e dança.

No sábado (13), o projeto Cordel Animado misturou cordel, música e teatro de bonecos, através das mãos de Mariane Bigio. No último dia do evento, a segunda (15), o grupo Tapete Voador se apresenta das 10h30 às 15h30, propondo um diálogo entre a contação de histórias, a música e a arte.

 

Serviço

2º Festival do Livro do Litoral Sul

De terça (9) a segunda (15)

Clube Municipal do Ipojuca - Rua Subida do Clube, 7, Ipojuca

Entrada gratuita

 

 

Fonte: g1.globo.com/pe

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!