Recife ganha as cores da alegria
17/02/2017 08:07 em Carnaval 2020

 

As ruas do Recife Antigo ganharam as cores do carnaval. As fitas e faixas que já anunciam a chegada de Momo em vias como a Avenida Marquês de Olinda e a Rua da Moeda farão parte de um projeto maior de decoração, a ser entregue por completo na semana que vem.

A ornamentação deste ano traz ao carnaval a arte de rua, através das produções de cinco grafiteiros - Karina Agra, Bozó Bacamarte, Jota ZerOff, Galo de Souza e Manoel Quitério - e do Coletivo Vacilante. Para serem exibidas durante a festa, as imagens foram produzidas em diferentes espaços da cidade. O fotógrafo Fred Jordão registrou o resultado final das obras.

As fotografias foram vetorizadas e transformadas em imagens que passarão a ilustrar painéis de tecido que estarão no Recife Antigo e vias de acesso, assim como nos 42 polos oficiais da festa. Também receberão decoração as pontes Maurício de Nassau, Buarque de Macedo, Giratória e Limoeiro. Os grafites poderão ser vistos após a folia e apresentam as figuras tradicionais do carnaval pernambucano, como o Galo da Madrugada, passistas, caboclinhos, reis e rainhas de Maracatu, músicos e os bois.

Carlos Augusto Lira, arquiteto que atua na intervenção urbana há 16 anos e coordena a decoração do Baile Municipal, acredita que a ação com os grafiteiros é um agradável desafio. “Todas as imagens criadas pelos grafiteiros foram fotografadas e digitalizadas, o que deu origem ao projeto cenográfico. Este ano usaremos muitos tecidos na decoração do Recife”, afirmou.

Para a decoração da cidade, está sendo investido o mesmo valor do ano passado: R$ 1,5 milhão. Seguindo a mesma linha visual, o 53º Baile Municipal do Recife, realizado amanhã, também terá a decoração feita a partir do grafite. O artista responsável será Adelson Bóris, em parceria com a ONG Cores do Amanhã, que atua com crianças e jovens da comunidade do bairro do Totó. Em Olinda, a montagem da decoração carnavalesca deve começar na segunda-feira, segundo a prefeitura.

 

Fonte: diariodepernambuco.com.br

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!