Desfile do Galo da Madrugada 2018 relembra antigos carnavais
25/01/2018 14:38 em Carnaval 2020

 

Com um total de 30 trios elétricos e seis alegorias, o desfile do Galo da Madrugada deste ano vai ser uma viagem no tempo. Enaltecendo os antigos carnavais, o bloco traz o tema “Galo: 40 anos promovendo o folclore e a cultura pernambucana”. A agremiação percorre a área central do Recife no dia 10 de fevereiro. 

As novidades foram divulgadas nesta quarta-feira (24) durante coletiva de imprensa. Ao todo, serão 80 tipos de fantasias. Os carnavalescos Francisco Câmara e Anderson Gomes assinaram a produção.

A primeira alegoria a tomar conta das ruas será o carro Clarins e Trombetas. Nele, 12 músicos anunciam a chegada do Galo da Madrugada, considerado pelo Guiness Book, desde 1994, como o maior bloco do mundo. As fantasias que compõem a alegoria remetem ao fogo, tratado pela agremiação como a “fervura do frevo”.

O carro Abre-alas será composto por 12 fantasias, com destaque para dez passistas e dois palhaços. Rico em cores, a alegoria Carnavais do Passado aborda a memória dos anos de 1970 e 1980. Ao lado de vídeos, fotos e músicas, o carro ainda traz fantasias como arlequim, pierrot, colombina e melindrosa.

Caboclinho, maracatu rural e nação, bumba meu boi, cavalo marinho, caretas de Triunfo, papangus de Bezerros e passistas formam a alegoria Pernambuco de Todos os Carnavais. Já o carro Grandes Compositores apresenta 15 fantasias que remetem os maiores compositores de frevo desses 40 anos de existência do bloco.

Encerrando o desfile, o carro Galo no Brasil e no Mundo homenageia outros os blocos que também arrastam multidões nas festividades de Momo.

Além dos compositores e dos blocos, o jornalista Francisco José, que faz reportagens sobre a agremiação desde a sua fundação, também é homenageado em 2018. Ele ganhou um boneco gigante.

“Neste ano, como o tema é 40 anos promovendo o folclore e a cultura, a gente trouxe uma síntese em quatro carros temáticos representando os carnavais antigos, representando o Recife de todos os carnavais”, concluiu o presidente do bloco, Rômulo Menezes.

 

Fonte: g1.globo.com/pe

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!