Homenagem ao folião recifense, inclusão e amor pelos festejos de Momo são a alma da decoração do Carnaval 2019
16/02/2019 15:39 em Carnaval 2020

 

Uma atmosfera multicolorida, inclusiva e onde o folião e as manifestações momescas são o centro das atenções. Esse será o tom da decoração do Carnaval do Recife 2019, cujo projeto ganha, pela primeira vez, a assinatura da equipe da própria Prefeitura da Cidade do Recife (PCR). O desafio coloca os brincantes no centro das atenções. Afinal, é para a população que a cidade se veste e se dedica durante os festejos carnavalescos. A decoração já começou a ser instalada e pode ser conferida na ponte Buarque de Macedo. 

 

A mudança acontece após a decisão do arquiteto Carlos Augusto Lira de encerrar o seu ciclo de mais de uma década de bons serviços prestados à cidade do Recife na elaboração do projeto de decoração do Carnaval para ceder espaço aos jovens talentos do Design local. A missão foi assumida pela Gerência Geral de Arquitetura e Engenharia da Fundação de Cultura Cidade do Recife, que traz a expertise da decoração de toda a cidade nos festivais e demais ciclos, e da Diretoria Executiva de Comunicação Institucional, que traz um time de designers para ‘vestir‘ a capital do Nordeste para os festejos de Momo.

 

O projeto cenográfico ficou a encargo das arquitetas Fabiana Ramalho e Cynthia Lebsa, da Gerência Geral de Arquitetura e Engenharia da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Para vestir a cidade e dar o tom da festa, a equipe de designers da Diretoria Executiva de Publicidade Institucional foi encabeçada por Carlos Moura, Alberto Saulo, Alyson Carneiro, Ricardo Mafra e Leocádio Neto. Juntos, mergulharam a fundo nas cores e nas pessoas que fazem da cidade o verdadeiro e maior Carnaval de rua do Brasil. A irreverência do folião e um Carnaval verdadeiramente democrático e liricamente subversivo deram o molho às padronagens que irão vestir o Bairro do Recife.

 

O desafio proposto à equipe chega após bem-sucedidos projetos de assinatura da decoração do São João e de festivais da capital pernambucana em 2018, além do projeto de comunicação visual da praça Nelson Ferreira, que fica situada à Avenida Mário Melo. Inaugurada há um ano, o espaço também ganhou um projeto de comunicação visual criado pela equipe e na qual as cores quentes e a diversidade de texturas ornamentam o espaço. Parte desse universo permeou o projeto do Carnaval 2019.

 

Entre as novidades, todas as pontes de acesso ao Bairro do Recife ganharão pórticos com volumentria e cada ponte será dedicada a uma das sonoridades que fazem o caldeirão de ritmos da maior festa do Recife. Assim, a ponte Giratória ganha as inspirações do Manguebeat, a Maurício de Nassau será dedicada ao Frevo, a Ponte do Limoeiro será dedicada às manifestações de cunho afro-religioso como Afoxés e Maracatus e a ponte Buarque de Macedo será dedicada ao Samba, que entra pela primeira vez como elemento da decoração do Carnaval e é o protagonista dos festejos de 2019.

 

No processo criativo, a equipe se debruçou sobre os personagens que comandam os festejos através de pesquisas de registros fotográficos de Carnavais precedentes e criou uma cartela de mais de 40 identidades festivas que contemplam as mais variadas personas inspirados em brincantes reais: assim, o ‘Carnaval de Todos’ terá Bruna Empoderada, Luziano Unicórnio de Luz, Edmundo Havaiano, Tata Palhaça, e até mesmo Dinho Presença, este último inspirado nos foliões que descolorem as madeixas para ganhar as ruas – e o mundo – durante os quatro dias de festa. Pessoas com deficiência, de todas as cores e matizes, mulheres grávidas, famílias, homens travestidos de mulher, sambistas, bailarinas de afoxé, La Ursa e as demais manifestações estão todas presentes nesse festival de representatividade que confere pertencimento ao folião do Recife e dos Turistas, também presentes neste festim da alegria.

 

Para o projeto cenográfico, Fabiana e Cynthia inovam ao retirar os elementos de chão e colocar enfoque na decoração aérea. A medida visa otimizar o fluxo dos brincantes  e enriquecer o olhar com elementos em suspensão: todas as principais ruas do bairro do Recife receberão cordões e fitas, além de Banners com personagens da festa especialmente criados pela equipe de designers. As árvores, por sua vez, receberão iluminação paisagística com a paleta de cores da sobrinha de frevo. Assim, a Rio Branco virá com amarelo; a Marquês de Olinda ganha o tom vermelho, a Rua da Moeda e o Cais da Alfândega virão com o verde e a Rua do Bom Jesus e a Praça do Arsenal receberão tons azuis.

 

No bairro também haverá nove totens de sinalização com as informações acerca da localização e dos polos da festa para orientação dos foliões. Como novidade, eles terão instalados ao lado de cada um canhões de luz apontando para o céu da cidade, facilitando a circulação dos pedestres e otimizando o fluxo de quem está na festa. A decoração começará a ser instalada a partir de 11 de fevereiro.

 

Decoração engajada - No carnaval, a Prefeitura do Recife também reforça as campanhas de enfrentamento ao assédio contra as mulheres. Frases como “não é não”, “o corpo é meu” e “violência contra a mulher não cabe nessa folia” são alguns elementos que fazem parte dos personagens momescos, nas mais diversas peças.  O combate à violência de gênero está inserido em todas as grandes festas populares realizadas pela gestão municipal. A ação é uma parceria da Comunicação Institucional, Gabinete de Imprensa e Secretaria da Mulher do Recife.

 

Décor interativa

 

A Prefeitura do Recife inova na decoração do Carnaval 2019 com a instalação de painéis interativos que serão instalados em cada uma das pontes que dão acesso ao Bairro do Recife: Limoeiro, Maurício de Nassau, Buarque de Macedo e Ponte Giratória. Ao logo do percurso que leva os brincantes para o coração da Folia, haverá mais de uma dezena de peças cenográficas com os múltiplos personagens que estarão no foco da decoração, inspirada no folião e no amor pelos festejos momescos.

 

Fonte: PCR

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!