Terça Negra celebra Orixá Ogum com show de Zeca do Rolete
22/04/2019 22:21 em Evento

 

O Pátio de São Pedro recebe, nesta terça-feira (23), a partir das 19h, a sexta edição da Terça Negra em 2019. O projeto, que tem apoio da Prefeitura do Recife, celebra a cultura de matriz africana, sua história e resistência. A edição deste mês homenageia o Orixá Ogum, com a participação especial do mestre Zeca do Rolete.

 

Os primeiros a subir ao palco serão os Pregadores do Rap. Depois deles, às 20h, apresenta-se o Maracatu Ogum Onilê. O evento segue com show da banda Vôte o que é isso e acaba com apresentação de Zeca do Rolete, griô e um dos maiores mestres do coco de roda pernambucano.

 

"Vamos mostrar ao povo recifense um espetáculo bonito da cultura negra, que não pode morrer de jeito nenhum, se depender de mim. Um evento como a Terça Negra significa muita coisa: reforça a identidade do povo preto e é uma forma de combate ao preconceito - que ainda não acabou, está sempre por aí, à espreita", diz Zeca do Rolete.

 

A Terça Negra começou em 1998, no Pagode do Didi, nas imediações da Avenida Dantas Barreto. Em 2001, o evento migrou para o Pátio de São Pedro e passou a acontecer todas as terças-feiras, fazendo parte do calendário cultural oficial da cidade.

 

O encontro cultural foi criado pelo MNU – Movimento Negro Unificado, que surgiu no Recife em 1979. Ele ganhou força na década de 1990, com o objetivo de divulgar as diversas vertentes da cultura negra, como o maracatu, o afoxé, coco de roda, o reggae e o hip hop.

 

“Nossa ideia é trazer a música da periferia para o centro, apresentá-la ao turista que chega no Recife, movimentar os bares e o comércio”, expõe Demir da Hora, representante do MNU.

 

A Terça Negra é, hoje, uma das mais importantes referências da cultura afro de Pernambuco. A Prefeitura do Recife apóia a iniciativa, por meio da Secretaria de Cultura, da Fundação de Cultura Cidade do Recife e do Núcleo da Cultura Afro-brasileira.

 

Terça Negra em homenagem a Ogum

Data: Terça-feira (23)

Local: Pátio de São Pedro, Bairro de Santo Antônio

Horário: 19h

 

Entrada franca

 

Programação

19h – Pregadores do Rap

20h – Maracatu Ogum Onilê

21h – Vôte o que é Isso

22h – Zeca do Rolete

 

 

 

Fonte: PCR

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!