Fim de semana com muitas opções culturais, de lazer e de conscientização ambiental
07/06/2019 10:25 em Lazer

 

Junho é mês festivo, mas também de consciência ambiental. Neste fim de semana, a Prefeitura do Recife preparou uma série de atividades voltadas para diversas gerações e gostos. No Paço do Frevo, vai ter diálogo sobre frevo e o forró, além de oficinas de pandeiro e de canto popular. O MAMAM promove exposição inclusiva. A Galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu, encerra série de performances artísticas. Aproveitando a semana do Meio Ambiente, equipamentos ambientais do governo municipal sediarão ações e atividades especiais em celebração à data. Os espaços irão sediar desde oficinas de mudas e terrários, a palestras e exposições, tudo de forma gratuita e para públicos de todas as idades.

 

CULTURA

 

Paço do Frevo promove diálogo sobre música e oficinas artísticas

 

“Frevo e Forró: um encontro arretado!”

 

Integrando as celebrações do ciclo junino, o Paço apresenta neste sábado (8) mais uma edição do projeto Observatório do Frevo, desta vez com o tema “Frevo e Forró: um encontro arretado!”. A programação promove diálogo entre as duas tradições musicais, com a participação do músico Cláudio Rabeca e do integrante do Quinteto Violado Dudu Alves, artistas reconhecidos por trabalharem paralelamente no cenário carnavalesco e junino. A mediação da conversa ficará por conta do coordenador de Música do Paço do Frevo, Sergio Gaia, que também coordena ações regulares como a Hora do Frevo. O encontro ocorre às 15h, com acesso gratuito e tratará de pautas como compositores, obras, cenário profissional, conquistas e também tensões na relação entre frevo e forró.

 

 

Serviço

 

Reunião do Observatório do Frevo

 

Data: 08 de junho de 2019 (sábado), a partir das 15h;

 

Participantes: Cláudio Rabeca e Dudu Alves

 

Acesso gratuito e aberto ao público, sujeito à lotação.

 

Informações: (81) 3355-9504 | pesquisa.documentacao@gmail.com

 

 

Oficina de pandeiro e canto popular no Paço do Frevo

 

Ainda no sábado, a Escola de Música do Paço do Frevo sediará dois cursos parceiros. O workshop de “Pandeiro Brasileiro” é oferecido pela multiinstrumentista e educadora Lara Klaus, integrante do grupo musical feminino LADAMA. Já a oficina de Canto Popular é oferecida pela cantora e professora carioca Clara Sandroni, autora do livro “260 Dicas para o Cantor Popular”. As informações sobre inscrição e participação nos cursos podem ser obtidas no site do Paço do Frevo, na seção de programação.

 

 

Curso Pandeiro Brasileiro

 

Professora: Lara Klaus

 

Dia: 8 de Junho, de 10h às 13h

 

Investimento: R$ 50,00

 

Inscrições: laraklaus@gmail.com

 

 

Curso Canto Popular

 

Professora: Clara Sandroni

 

Dia: 8 de Junho, de 15h às 19h

 

Investimento: R$ 60,00

 

Inscrições: clarasandroni19@gmail.com | (31) 9 8855 7199

 

 

MAMAM segue com exposições abertas ao público

 

 

João Cabral de Melo Neto inspira exposição “O tempo é implacável”

 

“O tempo é implacável”, da mineira Juliana Gontijo, é a terceira exposição consecutiva assinada por uma mulher. Com curadoria de Wagner Nardy, a mostra tem nos rios pernambucanos a sua nascente. Em sua estreia na cidade, a artista relata suas impressões e reflexões sobre o sujeito que se percebe em trânsito pelo território, motivadas pelo poema O Rio, de João Cabral de Melo Neto. “O tempo é implacável” fica em cartaz no MAMAM, até o dia 16 de junho, com visitação gratuita. O público pode conferir o trabalho de Juliana de terça a sexta, das 12h às 18h, e nos sábados e domingos, das 13h às 17h.

 

 

Exposição inclusiva

 

O Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM), equipamento cultural mantido pela Prefeitura do Recife, abriga a exposição "O Tempo do Sonho". A mostra fica aberta ao público até o dia 16 de junho, no Aquário Oiticica, e é fruto de parceria com o Instituto Federal Federal (IFPE) - Campus Olinda.

 

 

Tendo como modelo pesquisa baseada no acervo do programa Acessibilidade MAMAM, o IFPE produziu placas táteis em cerâmica que ajudam pessoas com deficiência visual a desfrutar de novas experiências estéticas, interagindo com as criações artísticas. As peças foram criadas pelo IFPE por meio do projeto de extensão “Arte para Cego Ver - Artefatos táteis para mediação de leitura de obras de arte”.

 

 

Os conteúdos produzidos integram o acervo do museu e estão disponíveis no site www.acessibilidademamam.art.br .

 

 

Serviço

 

Exposição "O Tempo do Sonho"

 

Em cartaz até dia 16 de junho

 

Aquário Oiticica do MAMAM

 

Visitação gratuita

 

 

O MAMAM fica na Rua da Aurora, 265, Boa Vista. A entrada é gratuita, mais informações: (81) 3355-6871 e e-mail educmamam@gmail.com . Site: https://blogmamam.wordpress.com/

 

 

Exposição "Cinco Pontas" no Museu da Cidade

 

No Museu da Cidade, localizado no Forte das Cinco Pontas, no Bairro de São José, a exposição "Cinco Pontas" estará aberta à visitação gratuita no sábado e domingo, reunindo achados arqueológicos, pinturas e documentos que mostram a importância da fortificação em diversos momentos históricos da capital pernambucana. Em quase 400 anos de existência, o local já foi base para navegadores, depósito, prisão e quartel militar. Informações: (81) 3355-9540. Saiba mais: www.museudacidadedorecife.org.

 

 

Galeria Janete Costa apresenta performances artísticas

 

"Terra Estranha" é um projeto independente idealizado pelos artistas Clóvis Teodorico e Letícia Barbosa, ambos performers atuantes no campo das artes visuais em Pernambuco. Neste sábado (8), o projeto conclui a sua primeira etapa, com a apresentação de mais dois trabalhos, na Galeria Janete Costa, instalada no Parque Dona Lindu. Teodorico traz à Galeria a performance "Vestidos para Vernissage" e Letícia Barbosa dá continuidade a série "Deformando as Formas de Poder", com a nº. 03. As performances começam às 17h e a entrada é gratuita.

 

 

MEIO AMBIENTE

 

Junho é especial para quem faz a programação dos equipamentos de educação ambiental da Prefeitura do Recife. Afinal, todo dia 5 do referido mês é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em decorrência da importância da data, o governo municipal preparou um fim de semana repleto de atividades, ações e práticas voltadas para a preservação e cuidado com o meio ambiente e a conscientização popular quanto à sustentabilidade ambiental.

 

 

Econúcleo Jaqueira tem trilha ambiental e oficinas

 

No Econúcleo Jaqueira, a programação especial começa na manhã de sábado (8) com uma trilha ambiental para revigorar os ânimos, seguida de uma oficina de vermicompostagem. Em alusão ao Dia Mundial dos Oceanos, o espaço sediará, às 16h, a contação da história “A gota d’água”, que pretende informar e divertir o público sobre a importância de nossos rios e mares e sua conservação.

 

 

No domingo (9), ocorre às 10h, a caminhada ecológica seguida de oficina de criação com resíduos sólidos “Borboletando", que combinará a experiência de imersão na mata com a criatividade proporcionada pela oficina artística, levando os visitantes a conhecer a fauna e flora do parque da Jaqueira e a importância das borboletas para o equilíbrio do meio ambiente. No fim da tarde, às 16h, a garotada ainda curtirá a atividade “Ecolorindo” que vai ensinar a como produzir lápis de cor a partir de galhos secos de árvores.

 

 

Sábado (8)

 

9h - Apresentação do Espaço Sustentável + Trilha Ambiental e oficina de Vermicompostagem

 

10h30 - Oficina de Histórias em Quadrinhos com Flávia Gomes

 

14h - Contação de histórias “A gota d’água”

 

14h40 - Oficina sensorial com plantas medicinais

 

15h30 - Corpo e movimento poético: Oficina de expressão corporal

 

 

Domingo (9)

 

9h - Sahaj Yoga e o Grupo de Hare Krishna

 

10h - Trilha Ambiental + oficina com resíduos sólidos “Borboletando”

 

11h - Em cena verde: Quadro de Cena em ensaio dirigido.

 

14h - Sala de ECOinteratividades: jogos digitais

 

15h - Dom em: Recife Frio

 

16h - ECOlorindo: oficina de lápis com galhos secos

 

 

Econúcleo Jaqueira

 

Rua do Futuro, 959 - Jaqueira

 

De quinta a domingo, das 9h às 17h

 

Entrada gratuita

 

 

Jardim Botânico tem exposição e oficina

 

Neste sábado (8), no Jardim Botânico haverá uma mini exposição de reenvasamento com a Associação Orquidófila de Pernambuco (ASSOPE), às 10h. A mostra vai contar com diversas espécies de orquídeas, além de uma demonstração de como reenvasar as plantas, para que estejam sempre saudáveis.

 

Logo em seguida, às 10h30, ocorre esquete teatral estrelada pelos arte educadores da Turma Mangue e Tal, que pretendem cativar o público infantil com muita diversão e bom humor. Durante a tarde, a garotada vai se infiltrar na floresta e participar da caminhada ecológica “Os trapezistas da mata”. Ao fim da trilha, os visitantes poderão aguçar a imaginação e ouvir a contação de histórias sobre a Vitória Régia, importante personagem do folclore brasileiro.

 

 

Quem curte colocar as mãos na terra vai adorar a programação do domingo (9). Às 10h, o público poderá aprender a como confeccionar um mini-jardim em casa na oficina de Eco Terrário. A transmissão de conhecimento não para por aí. Logo após, às 10h, o graduando em biologia, Inácio Mendonça, comparece ao auditório do JBR para uma Conversa Ambiental sobre o manejo e importância das plantas medicinais. A palestra é direcionada para maiores de 18 anos e, para participar, basta fazer a inscrição no dia.

 

 

Sábado (8)

 

10h - Mini exposição e Oficina de Reenvasamento com a ASSOPE- Associação Orquidófila de Pernambuco

 

10h30 - Esquete teatral com a turma Mangue e Tal

 

14h - Caminhada ecológica: Os trapezistas da mata

 

14h30 - Contação de história: Vitória Régia

 

 

Domingo (9)           

 

10h - Oficina de ECOterrário

 

10h30 - Palestra - Plantas medicinais: manejo e importância         

 

14h - Caminhada ecológica: Os trapezistas da mata

 

14h40 - Contação de história : Comadre Florzinha

 

 

Jardim Botânico do Recife

 

BR ­232, km 7,5 - Curado

 

De terça a domingo, das 9h às 15h30

 

Entrada: gratuita

 

 

CAT Ambiental apresenta exposição de fósseis de animais aquáticos

 

Também tem diversão e sustentabilidade no CAT Ambiental. No sábado (8), quem estiver curtindo a praia poderá aproveitar e visitar o espaço para participar de diversas atividades. O Dia Mundial dos Oceanos também será tema abordado na programação do local, que contará com uma exposição de fósseis de animais aquáticos na área externa do CAT. Em parceria com a Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE), alunos de graduação em Ciências Biológicas e pós-graduação em Biologia Marinha da instituição estarão presentes tirando dúvidas durante o dia inteiro.

 

 

Sábado (8)

 

9h – Grupo de Meditação Sahaj Yoga

 

10h -  Apresentação do CAT Ambiental e acolhimento

 

10h30 - Trilha Cega

 

14h – Historias Cantaroladas

 

14h40 - Trilha Cega

 

16h – Apresentação artística das Sereias Teimosas

 

 

Centro de atendimento ao turista ambiental (CAT Ambiental)

 

Segundo Jardim - Boa Viagem

 

Terça a domingo, das 10h às 20h

 

Entrada gratuita

 

 

TURISMO E LAZER

 

 

Rios, pontes e palácios no roteiro do Olha! Recife

 

No próximo sábado (8), o Olha! Recife oferecerá roteiro pelo rio Capibaribe, passando por palácios, igrejas, pontes e vegetações características da cidade. Os participantes vão poder conhecer a cidade por uma perspectiva diferente, direto do rio. A embarcação tem saída marcada do Catamaran Tours, no Forte das Cinco Pontas, às 9h.

 

 

O roteiro a pé oferecido no domingo (9) será dedicado aos antigos relógios que marcam a paisagem da cidade. Localizados no topo de torres, prédios e fachadas antigas, esses espaços compõem o cenário recifense. Essa caminhada sobre o tempo vai passar pela antiga sede do Diário de Pernambuco, Convento Franciscano do Recife, Agência Central dos Correios, Matriz da Boa Vista e Faculdade de Direito. A saída será da Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, às 9h.

 

 

Os interessados devem se inscrever a partir desta sexta-feira (7), pelo site www.olharecife.com.br. Os roteiros são gratuitos, mas é solicitado que os inscritos levem um quilo de alimento não perecível

 

 

SERVIÇO

 

Olha! Recife no rio (sábado)

 

Tema: Volta à Ilha

 

Dia: 08/06

 

Hora: 14h

 

Saída: Catamaran Tours

 

 

Olha Recife a pé (domingo)

 

Tema: Antigos relógios do Recife

 

Dia: 09/06

 

Hora: 9h

 

Saída: Praça do Arsenal

 

 

 

Fonte: PCR

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!