Fim de semana com música de cinema, exposições, quadrilhas e teatro infantil
05/07/2019 21:46 em Lazer

 

O primeiro fim de semana de julho vem com várias opções de cultura, lazer e turismo para os recifenses e turistas em visita à cidade. O fechamento oficial do Ciclo Junino, realizado pela Prefeitura do Recife, ocorre no sábado (6) e domingo (7), no Ibura, com a realização da 4ª Mostra de Quadrilhas Juninas.  O Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM) segue com a exposição “Adriana Varejão – Por uma retórica canibal”. No Museu Murillo La Greca, a mostra “EntreNós” se encerra neste domingo (7).

 

Os teatros Santa Isabel, Barreto Júnior e Luiz Mendonça – equipamentos culturais mantidos pela gestão municipal – recebem o 16° Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco. O projeto Olha! Recife oferece passeios pelo Jardim Botânico e Av. Rui Barbosa. No domingo, o projeto Música na Igreja recebe a Orquestra do Centro Social do Alto José do Pinho, cujo repertório inclui músicas de filmes como “Alladin”, “Vingadores” (“The Avengers Theme”), entre outras composições clássicas.

 

CULTURA

 

4ª Mostra de Quadrilhas Juninas encerra Ciclo Junino

 

O balancê ainda não acabou na capital pernambucana. Amanhã (6) e domingo (7), o Ibura recebe o último evento do calendário junino realizado pela Prefeitura do Recife. A 4ª Mostra de Quadrilhas Juninas levará 14 quadrilhas e quatro atrações musicais para se apresentarem na quadra da Escola Jordão Emerenciano, na Rua Angra dos Reis, encerrando os festejos mais nordestinos do calendário brasileiro na capital pernambucana.

 

4ª Mostra de Quadrilhas Juninas - Dia 6

 

A partir das 17h30

Trio de Mala e Cuia

Forró Culé de Chá

Quadrilha Junina Mirim Evolução

Quadrilha Junina Mirim Sapeca

Quadrilha Junina Matutada

Quadrilha Junina Dona Matuta

Quadrilha Junina Origem Nordestina

Quadrilha Junina Traque

Quadrilha Junina Tradição

 

4ª Mostra de Quadrilhas Juninas - Dia 7

 

A partir das 17h30

Cia de Dança Pequenas Estrelas

Baladeiros

Quadrilha Junina Mirim Matutinho

Quadrilha Junina Mirim Menezes na Roça

Quadrilha Junina Mirim Brincant’s Show

Quadrilha Junina Traque de Massa

Quadrilha Junina Raio de Sol

Quadrilha Junina Arrocha o Nó

Quadrilha Junina Lumiar

 

Exposição "Adriana Varejão - Por uma retórica canibal" no MAMAM

 

O título da exposição faz referência ao vínculo da obra de Adriana Varejão com a tradição barroca. A retórica é uma estratégia recorrente do barroco, sendo um procedimento que busca a persuasão. Se o método rendeu obras e discursos suntuosos e exuberantes, a favor da narrativa cristã e do projeto de colonização europeu, a retórica canibal, ao contrário, se apresenta como um contraprograma, uma contracatequese, uma contraconquista. A mostra ficar em cartaz até o dia 8 de setembro, com visitação aberta e gratuita. 

 

Adriana Varejão – Por uma retórica canibal

Visitação: Até 8 de setembro de 2019.

Terça a sexta, 12h às 18h. Sábados e domingos, 13h às 17h

Quanto: Gratuito

Classificação indicativa: Livre

 

Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães / MAMAM

Rua da Aurora, 265. Informações: (81) 3355-6870

 

Murillo La Greca: último fim de semana da exposição "EntreNós"

 

Transportar as diversas formas de olhar os afetos por meio da fotografia: esse é o mote da exposição EntreNós. A mostra fica em cartaz até este domingo (7), no Museu Murillo La Greca. O trabalho é fruto de parceria entre o equipamento cultural mantido pela Prefeitura do Recife e o Departamento de Comunicação (DCOM) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A visitação é gratuita.

 

Há dois anos, o La Greca expõe semestralmente os resultados fotográficos da disciplina Introdução à Fotografia - que integra a grade curricular de cursos de comunicação do DCOM da UFPE. O tema atual foi proposto por estudantes do curso de Publicidade e Propaganda, que resolveram abordar o afeto e suas ramificações presentes na sociedade.

 

A exposição é um convite ao mergulho em ambiente cheio de sensibilidade, trilhando um caminho fotográfico criado por olhares distintos, porém afetivos. O que conecta as diversas abordagens é o desejo de dialogar com o público sobre as inúmeras perspectivas que norteiam os afetos, desde aquelas ligadas ao seu sentido mais romântico, às que abordam os afetos a partir de espaços de resistência.

 

Exposição Propágulo 3 em cartaz no Murillo La Greca

 

O Museu Murillo La Greca abre, a partir deste sábado (6), a exposição Propágulo 3. A mostra é um desdobramento da revista de arte impressa homônima. O veículo, que foi criado por estudantes da UFPE, apresenta na edição atual temática focada em fotografia e identidade enquanto investigação.

 

Propágulo 3 fica em cartaz até o dia 22 de julho

Museu Murillo La Greca

Rua Leonardo Bezerra Cavalcante, 366, Parnamirim.

Abre de terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h, e, no sábado, das 15h às 18h.

Fone: (81) 3355-3129

 

Exposição "Cinco Pontas" no Museu da Cidade

 

No Museu da Cidade, localizado no Forte das Cinco Pontas, no Bairro de São José, a exposição "Cinco Pontas" está aberta à visitação gratuita aos sábados e domingos, reunindo achados arqueológicos, pinturas e documentos que mostram a importância da fortificação em diversos momentos históricos da capital pernambucana. Em quase 400 anos de existência, o local já foi base para navegadores, depósito, prisão e quartel militar.

 

Informações: (81) 3355-9540. Saiba mais: www.museudacidadedorecife.org .

 

16° Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco

 

Começa, neste fim de semana, o 16° Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco. O evento apresenta um total de 13 espetáculos, que serão encenados aos sábados e domingos, entre os dias 6 e 28 de julho, sempre às 16h30. O jornalista, escritor e membro da Academia Pernambucana de Letras Cícero Belmar é o homenageado deste ano.

 

O projeto é uma realização da Métron Produções, com apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR). As peças ocupam os teatros Santa Isabel, Barreto Júnior e Luiz Mendonça – equipamentos culturais mantidos pela gestão municipal.

 

Confira a programação deste fim de semana.

 

A Pequena Sereia - 06 e 07 de julho - 16h30 

 

Teatro de Santa Isabel

Praça da República, 233 – Santo Antonio

Simba – O Rei Leão - 06 e 07 de julho - 16h30

Teatro Luiz Mendonça

 

Parque Dona Lindu - Av. Boa Viagem, s/n, Boa Viagem

Troca-se histórias por brincadeiras - 06 e 07 de julho - 16h30

Teatro Barreto Júnior

Rua Est. Jeremias Bastos – Pina

Ingressos à venda nas bilheterias dos teatros.

 

Valor: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada) para crianças a partir de 02 anos, estudantes, professores e idosos apresentando a carteira.

 

Informações: (81) 99418-0025 (WhatsApp)

https://www.facebook.com/festivaldeteatroparacrianca/

 

TURISMO E LAZER

 

Olha! Recife oferece passeios pelo Jardim Botânico e Av. Rui Barbosa

 

No passeio do sábado (6), os inscritos serão levados ao Jardim Botânico. O espaço é um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica na cidade. Entre os atrativos do Jardim estão trilhas ecológicas, orquidário, jardim sensorial, jardim de flores tropicais, jardim de plantas medicinais, jardim de palmeiras, meliponário, viveiro florestal, coleção de cactáceas, coleção de bromélias e núcleo de educação ambiental. É recomendado que os participantes usem sapatos fechados, roupas leves e calças compridas. O ônibus vai sair às 14h, da Praça do Arsenal.

 

Quem prefere uma boa caminhada contará com duas opções de passeios. O primeiro será no domingo (7), com saída às 9h, da Capela do Parque da Jaqueira. O roteiro será uma visita guiada a pé pela Avenida Rui Barbosa, contando a história da via e de suas construções do século XIX.

 

Todos os roteiros são gratuitos e contam com acompanhamento de guias de turismo. O Olha! Recife é o projeto de sensibilização turística da Prefeitura do Recife, que acontece por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer.

 

Serviço

 

Olha! Recife de ônibus (sábado)

Tema: Jardim Botânico

Dia: 06/07

Hora: 14h

Saída: Praça do Arsenal

 

Olha!Recife a pé (domingo)

Tema: Avenida Rui Barbosa

Dia: 07/07

Hora: 09h

Saída: Capela do Parque da Jaqueira

 

Orquestra toca tema de Vingadores no Música na Igreja

 

Neste domingo (7), a Igreja Madre de Deus, no Bairro do Recife, recebe o projeto Música na Igreja, realizado pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife. O concerto gratuito será oferecido a partir das 17h, pela Orquestra do Centro Social do Alto José do Pinho. O grupo vai apresentar um repertório com as músicas do universo cinematográfico como Alladin, Vingadores (“The Avengers Theme”), entre outras composições clássicas.

 

Serviço

Música na Igreja (domingo)

Orquestra do Centro Social

Dia: 07/07

Hora: 17h

Local: Igreja Madre de Deus, Bairro do Recife

 

MEIO AMBIENTE

 

Todas as atividades são gratuitas e não precisam de inscrição prévia. Excepcionalmente nestes sábado ( 06) e domingo (07) o Jardim Botânico do Recife e o Econúcleo Jaqueira não estarão com atividades realizadas pelos arte educadores da SMAS. Os equipamentos passarão por manutenção e a equipe estará imersa preparando a programação da Ecoférias, que já começa na terça-feira (09) no JBR e quinta-feira (11) no Econúcleo Jaqueira.

 

 

Fonte: PCR

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!