Práticas sustentáveis, atividades de bem-estar e conscientização movimentam o Econúcleo Jaqueira e Jardim Botânico no feriado
06/09/2019 10:59 em Lazer

 

Fortalecer práticas socioambientais e  estimular a formação de cidadãos conscientes e críticos são alguns dos pilares das atividades gratuitas desenvolvidas pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade no Econúcleo Jaqueira e no Jardim Botânico do Recife. Os equipamentos ambientais da Prefeitura do Recife entram no clima do feriado que celebra o Dia da Independência do Brasil com oficinas de reutilização, caminhadas ecológicas, trilhas ambientais, contações de histórias, atividades de plantio, esquetes teatrais e pocket show neste sábado (7) e domingo (8).

 

As trilhas e caminhadas ecológicas são práticas que, cada vez mais, vêm ganhando adeptos pelo simples motivo de somar benefícios para a saúde física e mental, promovendo o contato com a natureza e proporcionando momentos de diversão. O Econúcleo do Parque da Jaqueira convida os visitantes para começar a manhã do feriado (7) na Caminhada Ecológica “Trilha Selvagem”, às 9h30, conhecendo a boa convivência entre as árvores, seguida por uma  oficina de vermicompostagem que ensinará técnicas do uso de minhocas e microorganismos naturais para decompor mais rápido a matéria orgânica através da utilização de composteiras domésticas. A tarde será de diversão, iniciando com a contação de história O Sapo e a Rosa às 14h e às 16h com oficina para ensinar o plantio de sementes de mudas em espaços como sementeiras, objeto importante para o nascimento das plantas. No domingo (8), a sessão de meditação às 9h no Econúcleo promete conexão com a natureza e dá seguimento ao programa de atividades do espaço. Às 11h, haverá oficina de criação de lápis para ensinar os participantes o que fazer com os galhos secos que caíram das árvores. Na prática, o público poderá conhecer técnicas para reaproveitar o material e transformá-lo em lápis de cor. Durante a tarde, o espaço externo do Econúcleo Jaqueira vai receber apresentação do espetáculo Folias, das 15h às 15h40, em um verdadeiro cortejo com grupos de cultura popular. 

 

O Jardim Botânico também estará de portas abertas no feriado (7) com programação que aborda de forma criativa a defesa de uma sociedade sustentável e aliada ao desenvolvimento humano, assim como a qualidade de vida. Às 9h, haverá Caminhada Ecológica da Comadre Florzinha, mostrando como é possível cuidar da mata e dos animais, utilizando a história da personagem do folclore brasileiro. Logo depois, quem curte jogos ambientais poderá se juntar ao grupo do Tangram Ambiental e Jogo das Palavras Ambientais. Às 13h30, haverá chamada para a Caminhada Ecológica - na trilha da biodiversidade, seguida por contação de histórias em cordel e vivência ambiental no meio da mata. No domingo, o Jardim Botânico abre as portas às 9h com a Caminhada Ecológica Trilha Selvagem  pelo espaço, um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica na cidade. Logo depois, os arte-educadores da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade ministram uma oficina para preparação de repelentes naturais caseiros. Às 11h, o teatro de mamulengos conta a história A maior flor do mundo sobre um garoto que pula o muro de sua casa e sai em busca de novas aventuras. Ele encontra um rio cheio de resíduos e tira tudo para que o rio fique limpo, até que uma borboleta aparece voando e leva ele até uma rosa gigante. A rosa está cheia de resíduos sobre suas raízes que a impedem de crescer. O desenrolar da história é cheia de mistério. Quem optar por visitar o Jardim Botânico à tarde poderá participar da Trilha Cega às 13h30 cumprindo o desafio de caminhar pela mata com os olhos vendados. A diversão termina com um cinema ambiental no econúcleo às 15h30.

 

Econúcleo Jaqueira 

 

Sábado (7)

 

09h - Apresentação do espaço sustentável com fantoche da turma Mangue e Tal

09h30 - Caminhada Ecológica “Trilha Selvagem” + oficina de vermicompostagem

11h - Pocket Show de Maricota: um show de minhoca

14h – O Meio que se conta: contação de histórias “O Sapo e a Rosa”

15h – Caminhada Ecológica “Trilha Selvagem”

16h – Oficina de plantio: o cantinho das sementes

17h - Encerramento 

 

Domingo (8)

 

Sesc – Projeto Transborda

 

09h - Meditação com o grupo Sahaja Yoga

10h – Oficina de plantio “Cantinho das Sementes”

11h – Oficina de criação de lápis com galhos secos 

14h – Abertura do Projeto Transborda

15h – Apresentação do Espetáculo Folias – Teatro de Bonecos (Adiel Luna/PE)

16h – Cortejo com Boi Quebra Coco da Xambá, Turma Mangue e Tal e Urso Mimoso de Arcoverde

17h - Encerramento 

Econúcleo Jaqueira

R. do Futuro, 959 - Jaqueira

De quinta à domingo, das 9h às 17h

Entrada gratuita

 

 

Jardim Botânico do Recife

 

Sábado (7)

 

09h - Caminhada Ecológica da Comadre Florzinha

10h – Tangram Ambiental

11h – Jogo das Palavras Ambientais

13h30 – Caminhada Ecológica - na trilha da biodiversidade

14h30 - Faz de conto: contação de histórias em Cordel

15h30 – Vivência ambiental musical “Mesa sonora”

16h – Encerramento 

 

Domingo (8) 

 

09h – Caminhada Ecológica: Trilha Selvagem

10h – Oficina de criação: repelente natural

11h – O Meio que se conta: “A maior flor do mundo”

13h30 – Caminhada Ecológica: Trilha Cega

14h30 - O Meio que se conta: contação de histórias “Ribe do Capibaribe”

15h - Cine Ambiental no Econúcleo

15h30 – Encerramento 

 

Jardim Botânico do Recife

BR ­232, km 7,5 - Curado

De terça a domingo, das 9h às 15h30

Entrada: gratuita

 

 

Fonte: PCR

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!