Comemoração do dia do frevo com as Pílulas do Frevo - Libras e Ad
13/09/2020 12:35 em Dança

 

Para comemorar o dia do nosso Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, a pernambucanana Mariangela Valença transformou a videoaula de frevo (disponível no site aprendafrevo.com.br, desde 2014) em PÍLULAS DO FREVO, e serão lançadas no dia do frevo: 14 de setembro. Estarão disponíveis em seu canal do Youtube, Facebook e @marifrevo. Para ser baixado e usado sem moderação! Porque os efeitos, nada colaterais,  são: proporcionar alegria, e ampliar seus valores: FÍSICO – pois se trata de uma dança completa que incita sua percepção sensorial, aliviando as tensões e o estresse – e MENTAL – estimulando a memória, a autoestima e o equilíbrio emocional.

As Pílulas serão oferecidas gradativamente até o dia 09 de fevereiro, o dia do frevo (Sim. O frevo tem duas datas comemorativas!). São 23 passos, e cada passo possui 03 versões: Convencional, Libras e Audiodescrição.

 

Links das Pílulas para que vocês possam sentir as maravilhas do Frevo!

- Canal do youtube: https://www.youtube.com/channel/UCiunBq1POaEjpXhhnrK6nFQ?view_as=subscriber

- Instagram: https://www.instagram.com/marifrevo/

- Facebook: https://www.facebook.com/Mariangela.Valenca/

 

“MARIANGELA VALENÇA E O FREVO”

 

Apaixonada pela cultura pernambucana, a bailarina, coreógrafa, atriz, radialista, psicóloga, coach e produtora cultural: Mariangela Valença dedica-se ao frevo há mais de 30 anos; e em sua trajetória artística vem contribuindo, de várias formas, para o plano de salvaguarda do frevo.

 

Em 2002, lançou a videoaula “FREVO - aprenda o passo”, dvd que ensina a dançar esse frenético ritmo. Em 2008, estreia como escritora dedicando sua obra ao público infantil. E o tema não podia ser outro senão o frevo, sua grande paixão. Mas este não é somente mais um livro para crianças, ele é o primeiro com caráter histórico voltado para os jovens leitores, com faixa etária entre 06 e 11 anos. E o pioneirismo vem em dose dupla, já que esta “aula de frevo” em forma de livro foi publicada, inicialmente, em Braille. O livro, em Braille e em tinta, existe nas versões: portuguesa, inglesa, alemã, italiana, espanhola e francesa; lançados no Brasil, França, Bélgica, Inglaterra, EUA, Cuba, Itália e Suécia. Como fruto dos lançamentos, independentes, realizados pelo mundo: o livro está na  Kings' College London - tradicional instituição de ensino superior do Reino Unido, considerada uma das mais prestigiadas e importantes do mundo. O livro “Aula-espetáculo: 100 anos de Frevo”, agora faz parte da coleção de cultura brasileira da universidade. Participou da maior Feira Literária da Escandinávia, em Gotemburgo.

 

Iniciou o ano de 2014 lançando o site, totalmente educativo: www.aprendafrevo.com.br; onde todas as pessoas podem ter acesso a dança, a música e a história do Frevo, em qualquer parte do mundo. O “aprendafrevo” disponibiliza, gratuitamente, a videoaula: “FREVO - Aprenda o Passo com Mariangela Valença” (com Audiodescrição e Libras); e o livro “Aula-espetáculo: 100 anos de Frevo” (em 06 idiomas). Assim como informações sobre maestros; curiosidades; recursos de ambientação desenvolvidos em flash; e recursos com acessibilidade para deficientes visuais (usando o programa padrão de leitura de todos os arquivos html). “Um dos objetivos do site é: continuar aperfeiçoando a acessibilidade”; diz Mariangela.

 

Mariangela Valença integrou o elenco do Balé Popular do Recife; participou de várias Feiras de Turismo Internacionais e Nacionais; participou do longa “O Cangaceiro”, de Aníbal Massaini Netto; protagonizou o curta “Café Aurora”, de Pablo Polo; participou do filme de Kleber Mendonça Filho, “O Som ao Redor”; coreografou e dançou com a cantora Elba Ramalho (2009 à 2012, 2016, 2018 e 2020); foi um dos coreógrafos da “Dança dos Famosos – ritmo FREVO 2015” – Faustão/ Globo. Criou e coreografou a abertura do show de carnaval da cantora Nena Queiroga - Marco Zero, Recife/ 2017 e 2018. Atualmente desenvolve projetos de aperfeiçoamento da acessibilidade do site “aprendafrevo”; o projeto SALVE O FREVO, com novos lançamentos do livro e dvd pelo mundo e outras ações de salvaguarda do frevo  através de diferentes setores; e na pré-produção da peça: “SOMENTE O QUE MUDA PERMANECE VERDADEIRO”.

 

- ILUSTRADOR (livro em tinta e capa em Braille): Ítalo Cajueiro

- TRADUTORES (livro):

1) FRANCÊS: Vilton Soares de Souza

2) INGLÊS: Hugo e Eugênia Caldas

3) ALEMÃO: Cornelia Parisius

4) ESPANHOL: Walmir Sabino

5) ITALIANO: Alexandre Lippi

- REVISÃO ORTOGRÁFICA: Haidée Camelo

 

Contato:

Mariangela Valença

(55 81) 99809-7233.

@marifrevo

www.mariangelavalenca.com.br

www.aprendafrevo.com.br

 

 

Fonte: Assessoria Mari Valença

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!