5º edição da Feira Nacional de Poesia Popular reúne repentistas, declamadores e emboladores em encontro virtual
19/03/2021 11:25 em Música

A 5ª edição da Fenapop - Feira Nacional de Poesia Popular ganhou um palco diferente em 2021. Tradicional evento da cultura popular, que acontece em Olinda - cidade Patrimônio Cultural da Humanidade -, apresenta um novo formato com uma programação pela primeira vez inteiramente virtual. Contemplado no Prêmio Funarte Festivais de Música 2020, o evento traz ao público shows de artistas e grupos pernambucanos. As apresentações serão transmitidas nesta sexta-feira (19),  no canal da Fenapop, disponível no YouTube (encurtador.com.br/firvP), a partir das 20h. 

Para manter a mesma energia, foram convidados nomes inéditos e artistas já conhecidos pelo público do festival, como os declamadores Klebson Oliveira e Iponax Vila Nova; os repentistas Felipe Ferreira, Miro Pereira, Ivanildo Vila Nova e Raimundo Caetano. Também fazem parte da programação, os emboladores Curió de Bela Rosa e Barra Mansa. 

A Feira Nacional de Poesia Popular foi gravada  no Teatro Fernando Santa Cruz, no Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda. A participação dos artistas ocorreu dentro das regras sanitárias contra a convid-19, com o uso de máscaras, distanciamento social e uso de álcool 70%. 

A Fenapop é um evento dedicado à valorização, salvaguarda e memória da poesia popular nordestina, que se apresenta de várias maneiras, a exemplo do cordel, embolada, samba curto, samba de dez, declamação, coco e poesia cantada. Tradição presente na cultura brasileira, mas que foi herdada da influência portuguesa, francesa e africana. 

A 5ª edição da Fenapo - Feira Nacional de Poesia Popular é realizada pela empresa Cactus Promoções e Produções Eireli-ME, com apoio da Prefeitura Municipal de Olinda, Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, AD Diper, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Governo do Estado de Pernambuco, com o patrocínio da Funarte e do Ministério do Turismo – Brasil Governo Federal.

 

Serviço

O quê?: 5ª edição da Fenapop - Feira Nacional de Poesia Popular - Olinda /PE

Quando?: Sexta-feira, dia 19

Onde?: Canal da Fenapop, disponível no YouTube (encurtador.com.br/firvP), 

Horário: 20h

Classificação: Livre para todos os públicos

 

 

Fonte: Salatiel Cícero - Jornalista - Assessor de Imprensa

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!